Diferentes usos da inteligência artificial para potencializar o processo criativo foram apresentados durante a palestra
SÃO LUÍS – A palestra intitulada “O futuro da moda é digital?” abriu a programação da Arena 1 do Espaço Summit no primeiro dia da Expo Indústria Maranhão. As contribuições da inteligência artificial no processo produtivo, industrial, na vitrine virtual, provador virtual e e-commerce, foram alguns dos destaques apontados na palestra ministrada pela Drª Victoria Fernandez, que possui doutorado e mestrado em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e formação internacional na Hamk University, na Finlândia.
A palestrante deu um recado ao público presente. “Eu acho que para quem está querendo se inserir nesse universo da inteligência artificial, por esse lado da criatividade, do design e tudo mais, o meu conselho é experimentar. É perder o medo da ferramenta, da plataforma, enfim, experimentar, testar, porque isso também é uma vantagem que as ferramentas de inteligência artificial têm, que é não ter limite”, ressaltou Victoria Fernandez.
Para Mônica Albuquerque, formada em Design de Modas, o uso da inteligência artificial já está lhe rendendo frutos. Ela compartilhou durante a palestra que já foi procurada por alguns lojistas para elaborar uma vitrine virtual para as lojas. “Eu estou fazendo o primeiro projeto-piloto, que é uma demonstração que eles vão usar durante mais ou menos uns 15 dias e os seus clientes vão me passar o feedback, para saber o que tem para aprimorar”, contou Mônica Albuquerque. “Essa palestra, na verdade, contribuiu com aquilo que eu já estava fazendo, que é a imersão na tecnologia, na inteligência artificial no ramo da moda”, complementou a design.
Durante a apresentação, Victoria Fernandez mostrou como a IA pode potencializar o processo criativo do designer e revelou que estão sendo desenvolvidos softwares para fazer o trabalho de corte do tecido, costura das peças, entre outras tarefas. Ela falou ainda que o uso da IA está ficando cada vez mais presente na moda em todo o mundo e citou como exemplo a realização da segunda edição da IA Fashion Week, que teve mais de 400 inscrições. “As grandes marcas precisam usar a IA até mesmo para dizer que estão antenadas”, concluiu Victoria.
EXPO INDÚSTRIA – A Expo Indústria Maranhão 2025 acontece até domingo (5), no Multicenter Negócios e Eventos, sob a realização do Sistema FIEMA (CIEMA, SESI, SENAI, IEL e Federação) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Governo do Estado e do Sebrae.
EXPO INDÚSTRIA – A Expo Indústria Maranhão 2025 acontece até domingo (5), no Multicenter Negócios e Eventos, sob a realização do Sistema FIEMA (CIEMA, SESI, SENAI, IEL e Federação) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Governo do Estado e do Sebrae. A feira conta com patrocinadores que acreditam no desenvolvimento do Maranhão, tendo como Patrocínio Diamante: Grupo Equatorial via Lei Estadual de Incentivo à Cultura por meio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Maranhão; Patrocínio Ouro: Alumar, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF Maranhão), Prefeitura de São Luís e Vale; e como Patrocínio Prata: Aço Verde do Brasil (AVB), Cimento Bravo, Eneva, Suzano, Inpasa, VLI, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste, Caixa e Apex Brasil, via Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Governo Federal.
A programação neste sábado e domingo inclui ainda shows de Tiago Iorc e Biquini, além de palestras magnas com Ricardo Wagner e Dr. Juan Pablo Boeira. Para saber mais e se inscrever gratuitamente na feira, acesse: www.expoindustriama.com.br.