Após painel no Expo Summit, o PDF Maranhão entregou placas de certificação do Procem, na feira multissetorial
SÃO LUÍS – O painel sobre o Programa de Certificação de Empresas (Procem) foi um dos destaques do Expo Summit, no dia 3, durante a programação da 6ª edição da Expo Indústria Maranhão. A ocasião reuniu representantes de empresas certificadas e autoridades ligadas ao desenvolvimento industrial do estado. A atividade foi marcada pela entrega da certificação e recertificação de 17 empresas maranhenses por meio do Procem — uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF Maranhão), executada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).
As certificações entregues nesta edição contemplaram dois módulos: o Procem Qualidade, que chega a sua 14ª turma, e o Procem Segurança e Saúde Ocupacional, com a primeira turma certificada nesse segmento. O programa, estruturado com base em normas internacionais como a ISO 9001, tem o objetivo de elevar o padrão de processos, produtos e serviços das empresas que integram — ou desejam integrar — cadeias produtivas de grandes indústrias.
Para a coordenadora do PDF Maranhão, Camila Belo, a certificação representa um importante avanço para as empresas participantes. “Essas empresas prestam serviços para grandes indústrias, entre as quais muitas são apoiadoras do PDF. Outros grupos certificados foram indicados por mantenedoras ou nos procuraram diretamente. O Procem é uma preparação robusta: os módulos são baseados na ISO 9001, o que nos dá uma estrutura muito sólida em qualidade. Ao atenderem a todos esses requisitos, as empresas conseguem melhorar seus padrões de entrega e se posicionar de forma mais competitiva no mercado”, destaca.

Durante o evento, receberam a Recertificação Procem as empresas: ABF Engenharia, Grupo Brastan, CGB Energia e M.A. Eletromecânica. Já a certificação Procem Qualidade foi entregue para a Aliança Assessoria Contábil, Big Norte, ECOA Contabilidade, M.A. Engenharia, INDUSTEC Manutenção, Linhares Facilities e NCA Indústria. No Procem Segurança e Saúde Ocupacional foram certificadas as empresas Bion Engenharia, Fórmula Zero, OGMO Itaqui, Proservice, Safemed e SerHum.
Entre as recertificadas está o Grupo Brastan, que atua na manutenção de equipamentos no Corredor Norte da Vale, de São Luís a Carajás. Para Warlan Cruz, gestor de contrato da empresa, o processo de recertificação valida o trabalho que já vem sendo desenvolvido e reforça o compromisso com a excelência. “Essa parceria com o PDF é fundamental. A recertificação traz mais maturidade, comprometimento e qualidade para a equipe. Temos hoje processos mais rastreáveis e confiáveis, o que impacta diretamente na estrutura da empresa e na qualidade do serviço prestado”, avalia.
Na mesma linha, Thiago André Sousa, gestor de qualidade do Grupo Brastan, classificou a recertificação como um marco na trajetória da empresa. “Isso consolida uma cultura de melhoria contínua, com processos padronizados e estruturados. O Procem nos posiciona como referência para grandes fornecedores e nos dá previsibilidade de atuação com grandes clientes. É um passo estratégico para buscar novas certificações no futuro”, analisa.

Já para a Aliança Consultoria Contábil, que recebeu a certificação no módulo de Qualidade, o impacto foi visível na organização interna. O diretor Denilson Câmara destacou a transformação promovida pelo Procem nos processos da empresa. “Antes, nossos processos eram mais informais. Com o Procem, aprendemos a mapear cada etapa, definindo responsabilidades com mais clareza. Hoje, temos um atendimento mais ágil, organizado e eficiente. Foi um verdadeiro divisor de águas”, celebra.
PARCERIA – O Procem é uma das principais ferramentas do PDF Maranhão para estimular a qualificação de fornecedores locais, com foco em competitividade, padronização de processos e inserção em cadeias industriais. “A parceria entre PDF, FIEMA e IEL vem se consolidando como um modelo eficaz de desenvolvimento regional, por meio da elevação dos padrões de qualidade e segurança no setor produtivo. Uma iniciativa que visa fortalecer empresas locais, o PDF Maranhão tem cumprido seu papel de apoiar iniciativas que buscam atender às exigências de grandes indústrias”, ressalta Camila Belo.
Para a gestora, a iniciativa tem impacto real nos processos e resultados das empresas participantes do Procem e funciona como um catalisador de transformação na indústria do Maranhão.
EXPO INDÚSTRIA – A Expo Indústria Maranhão 2025 acontece até domingo (5), no Multicenter Negócios e Eventos, sob a realização do Sistema FIEMA (CIEMA, SESI, SENAI, IEL e Federação) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Governo do Estado e do Sebrae.
A feira conta com patrocinadores que acreditam no desenvolvimento do Maranhão, tendo como patrocínio Diamante: Grupo Equatorial via Lei Estadual de Incentivo à Cultura por meio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Maranhão; patrocínio Ouro: Alumar, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF Maranhão), Prefeitura de São Luís e Vale; e como patrocínio Prata: Aço Verde do Brasil (AVB), Cimento Bravo, Eneva, Suzano, Inpasa, VLI, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste, Caixa e Apex Brasil, via Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Governo Federal.