O espaço Expo Fornecedores concentrará empresas de fornecimento do mercado externo na feira, que ocorrerá de 9 a 12 de novembro, no Multicenter Negócios e Eventos 

SÃO LUÍS – A etapa inicial do processo de produção industrial é o fornecimento. Sem recursos ou matérias-primas, não há o que se produzir. O fornecedor é a empresa que garantirá os recursos necessários para a produção do produto que chegará até o consumidor. Com a expectativa de apresentar opções de fornecimento do mercado externo para a indústria maranhense, o espaço Expo Fornecedores será um dos pontos estratégicos na edição da Expo Indústria Maranhão. A feira é realizada pelo Sistema FIEMA (SESI, SENAI e IEL) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), de 9 a 12 de novembro, no Multicenter Negócios e Eventos.

O espaço Expo Fornecedores será estratégico dentro da feira, que este ano tem como tema “Indústria – o futuro passa por aqui”. Nele, os empresários da indústria maranhense poderão entrar em contato com fornecedores de confiança, selecionados pela organização da Expo Indústria 2023. “Ter um fornecedor responsável faz a diferença para qualquer negócio. O que esperamos é colocar o público maranhense em contato com aquilo que está sendo oferecido de novo fora do estado. Hoje em dia, muitas empresas trabalham com estoque baixo e os fornecedores são utilizados como uma espécie de ‘almoxarifado’, por isso a relação entre estas empresas precisa de muita solidez”, explica o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves.

Há dois modelos de fornecedores – o tradicional e o atual. O fornecimento tradicional é responsável somente pela venda dos recursos e das matérias-primas que são utilizadas. Já no modelo atual, o fornecimento é uma etapa estratégica de uma determinada empresa que não apenas recebe a solicitação de compra, separação e envio de pedidos, mas também monitora a aquisição de matéria-prima, estoca e escoa para o comércio. As ações desse modelo são baseadas no fluxo de controle de materiais e no acompanhamento de todo o processo para garantir o sucesso na prestação do serviço.

No Espaço Expo Fornecedores, na Expo Indústria, haverá oferta de recursos para a indústria de metal, mecânica, construção civil e outros. Os meios tecnológicos aproximam o fornecedor do mercado externo da indústria local e facilitam o acompanhamento de todo o processo de investimento em recursos.

“A nossa expectativa é facilitar o acesso dos empresários maranhenses a recursos e matérias-primas de fora do estado. Uma boa articulação pode trazer vantagens e garantir mais competitividade. Com a tecnologia, toda a cadeia produtiva industrial de um estado pode ser transformada e, para isso, a relação com fornecedores de confiança é primordial. Uma indústria que contrata um fornecedor de qualidade é capaz de ter mais resultados”, explica o coordenador da Expo Indústria, Gilberto Matos.

A Expo Indústria Maranhão 2023 tem a expectativa de receber um público superior a 40 mil pessoas e potencial para gerar cerca de R$ 290 milhões em negócios. Além dos painéis e palestras técnicas, a feira terá muitos espaços com programação simultânea para todos os públicos, como Expo Show (apresentação de shows e espetáculos), Expo Agro (exposição de produtos), Terminal de Inovação (para startups com foco na indústria), Expo Summit (palestras gratuitas com duração de 30 minutos) e Plenarium (onde ocorrerão as discussões sobre os pilares da feira deste ano).

A Expo Indústria Maranhão 2023 acontece entre 9 e 12 de novembro, no Multicenter Negócios e Eventos e tem realização do Sistema FIEMA (SESI, SENAI e IEL) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Governo do Estado e do Sebrae. A feira tem o patrocínio de: Aço Verde do Brasil (AVB), Apex Brasil, Agência Espacial Brasileira (AEB), Alumar, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bumba Alimentos, Caixa, Cimento Bravo, Da Casa, Massa e forno, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap)/ Porto do Itaqui, Eneva, Grupo Equatorial Energia, Equatorial Telecom, Enova, Echoenergia, Sistema Fecomércio, Prefeitura de São Luís, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Suzano, Vale e VLI.

Para saber mais sobre a programação e se inscrever, acesse o site www.expoindustriama.com.br.