Notícias

Observatório da Indústria do MA sedia 5º Workshop de Inteligência da Rede de Observatórios

Evento integrou a programação da Expo Indústria Maranhão 2025
 
SÃO LUÍS –Integrando a programação da Expo Indústria Maranhão 2025, o Observatório da Indústria do Maranhão recebeu representantes de observatórios de diversos estados brasileiros para o 5º Workshop de Inteligência da Rede de Observatórios, dedicado ao tema da governança de dados. Realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), o encontro teve como objetivo fortalecer a integração e promover o crescimento da rede nacional, reunindo instituições de pesquisa, órgãos públicos e setor produtivo.
O Observatório da Indústria do Maranhão é uma iniciativa da FIEMA, com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), voltado à produção de dados, estudos e indicadores estratégicos para apoiar a tomada de decisão empresarial e o desenvolvimento industrial do estado. Já a Rede Nacional de Observatórios conecta entidades de todo o país, fomentando a troca de experiências e a construção de soluções conjuntas para os desafios da indústria.
A programação contou com painéis e dinâmicas sobre coleta, tratamento e análise de dados, além de mesas-redondas e laboratórios de soluções. Participaram representantes de instituições como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Serviço Nacional de Aprendizagem do Maranhão (SENAI- MA) e Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), além de observatórios dos estados do Paraná, Ceará, Goiás, Santa Catarina, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Pará.
Durante o evento, os participantes também receberam a visita do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, acompanhado pelos presidentes da FIEMA, Edilson Baldez, e da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), Cassiano Pereira, além do superintendente da FIEMA e superintendente interino do SESI-MA, César Miranda, diretores do Sistema FIEMA e lideranças sindicais.
 “A integração entre os observatórios fortalece o uso estratégico dos dados e amplia a capacidade de inovação da indústria brasileira”, destacou o coordenador do Observatório da Indústria do Maranhão, Carlos Jorge Taborda.
O encontro reforçou a importância da articulação nacional da Rede de Observatórios, aproximando o Maranhão das experiências e soluções desenvolvidas em outros estados. Dentro da programação da Expo Indústria Maranhão 2025, que celebra 10 anos de realização, os convidados também participaram da feira, onde conheceram de perto as tendências, tecnologias e inovações do setor produtivo brasileiro.
Para a gerente do Observatório da Indústria de Mato Grosso, Vanessa Gasch, o tema discutido é fundamental para o fortalecimento da Rede. “A governança e a análise de dados são cruciais para sustentar nosso trabalho. Sem essas informações não teríamos os estudos que dão suporte à indústria em todo o país. Além disso, visitar a Expo foi uma experiência enriquecedora, pela oportunidade de conhecer produtos locais e toda a organização da feira”, ressaltou.
O próximo passo da Rede é ampliar projetos conjuntos e consolidar práticas de governança de dados que apoiem empresas e instituições na tomada de decisões estratégicas para a competitividade industrial.
“Tratar de governança de dados neste contexto da Expo Indústria, que é um momento especial para discutir inteligência, inovação e o futuro da indústria, reforça a relevância da Rede de Observatórios”, concluiu o gerente de Inteligência da Rede Colaborativa do Observatório Nacional da Indústria, Marcelo Bispo.
 
EXPO INDÚSTRIA – A Expo Indústria Maranhão 2025 acontece até este domingo (5), no Multicenter Negócios e Eventos, sob a realização do Sistema FIEMA (CIEMA, SESI, SENAI, IEL e Federação) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Governo do Estado e do Sebrae.
A feira conta com patrocinadores que acreditam no desenvolvimento do Maranhão, tendo como patrocínio Diamante: Grupo Equatorial via Lei Estadual de Incentivo à Cultura por meio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Maranhão; patrocínio Ouro: Alumar, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF Maranhão), Prefeitura de São Luís e Vale; e como patrocínio Prata: Aço Verde do Brasil (AVB), Cimento Bravo, Eneva, Suzano, Inpasa, VLI, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste, Caixa e Apex Brasil, via Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Governo Federal.