Primeira edição do TXM Challenge no Maranhão reúne 50 estudantes da CEUMA para solucionar problemas reais da indústria

A programação da 5ª Edição da Expo Indústria do Maranhão inclui um desafio para 50 estudantes da CEUMA. Divididos em dez equipes, eles vão participar de um desafio inédito e terão de “criar” produtos para solucionar problemas reais da indústria. Antes, participarão de atividades de estímulo à criatividade com workshops, mentorias, palestras e acesso à metodologia TXM Business, desenvolvida em Florianópolis, SC, polo de inovação tecnológica do Brasil. Ao final, as equipes apresentarão o que foi desenvolvido para uma banca avaliadora que irá classificar as melhores soluções. Os primeiros colocados levam para casa R$ 10 mil, R$ 5 mil e R$ 2.500.

O TXM Challenge é desenvolvido pela TXM Methods, maior rede de pré-incubação do país, que já ajudou a criar mais de mil startups em seis estados brasileiros. O evento será realizado pela FIEMA e conta com 10 empresas parceiras: AVB – Aço Verde do Brasil, Alumar, Vale, Eneva, Suzano, ABF ENG, Elétrica Visão, EQUATORIAL, Granorte e PSIU. As equipes serão interdisciplinares, compostas por estudantes de diferentes áreas da CEUMA, e vão receber um problema enfrentado diariamente pelas parceiras. O objetivo é fazer com que sejam desenvolvidas ideias de startups reais, que possam ser amadurecidas e apresentadas ao mercado posteriormente.

CEO da TXM Methods, o professor Luiz Salomão Ribas Gomez diz que a expectativa para o desafio é alta. “Desenvolvemos um cronograma com muitas atividades para que os estudantes consigam explorar ao máximo o seu lado empreendedor. Temos parceiros de alto nível, que certamente trarão muita experiência e aprendizado aos participantes. Durante os quatro dias do evento veremos como funciona e pode ser transformadora a chamada quádrupla hélice, formada pela academia, com a universidade CEUMA; a indústria; o governo e a sociedade em geral.”

Sobre a TXM Methods

A TXM Methods é a startup criadora da metodologia exclusiva TXM Business, baseada em pensar, experienciar e gerir (Think, eXperience e Manage). Ela é utilizada em laboratórios de ideação em seis estados brasileiros, em ampla expansão no país. Ou seja, apoia o empreendedor desde a fase mais inicial, quando o negócio ainda é uma ideia criativa, dando suporte para que ele evolua e se consolide como uma empresa madura. De cinco a seis meses as propostas selecionadas por meio de edital são trabalhadas com palestras, mentorias, workshops e muito networking, tudo 100% gratuito. Ao final do período os inscritos saem com um plano de negócio consolidado, pronto para ser aplicado no mercado, com mais chances de sucesso a longo prazo.